quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grafite é arte ou vandalismo?




Reconhecimento do grafite como arte pode mudar processo cultural de séculos

A discussão sobre os termos pichação e grafite tem causado polêmica na sociedade contemporânea. As duas palavras, que teoricamente possuem a mesma origem, caracterizam diferentes atos, muitas vezes confundidos pela população, o que contribui para uma guerra urbana em que a arte acaba transformando-se em vandalismo.

Interessante é ressaltar que existe uma grande diferença entre grafite e pichação, sendo o primeiro considerado uma arte, e a pichação, um crime, passível de prisão e multa.

Da origem desses “gêmeos”, arqueólogos contam que as sociedades humanas os conhecem há muito tempo. Eles já eram praticados na antiguidade, na forma de desenhos em cavernas, e foram, inclusive, muito úteis para registros históricos. O modelo moderno da pichação e do grafite pode ter nascido em Nova York, onde gangues marcavam territórios e formavam grandiosas cidades pintadas.

Com a reforma contracultural, que ocorreu por volta de 1968, em que diversos muros de Paris foram cobaias para a anexação de mensagens poéticas-políticas, o grafite acabou generalizando-se e criando uma ligação com movimentos como o hip-hop.

Dentre as características do grafite, destaca-se a utilização de várias cores, que ao contrário das pichações monocromáticas, trabalha texturas com um dinamismo singular. A cor não é a única diferença dos dois segmentos. A pichação busca amedrontar e, até certo ponto, intimidar o passante que a vê. Já o grafite, atualmente muito elaborado, trabalha uma linguagem intencional, que alegre, que dê outro semblante e que chame a atenção de uma maneira bem menos ríspida.

Como pichar é um aspecto da rua, os pichadores têm na transgressão o motivo de força maior para não migrarem para o grafite, que em algumas vezes é utilizado pela polícia e também pela sociedade para transformar o depredador em artista. Mesmo com a predisposição da sociedade, não como um todo, em apoiar o artista da rua, existem ainda aqueles que de maneira alguma querem deixar de lado a criminalidade de seus atos.

Diferenças entre grafite e pichação

GRAFITE
Possui inúmeras formas.
Trabalha com muitas cores.
Pode ser feito de forma legal.
Não há competição.

PICHAÇÃO
É munida de atitude, no sentido de protestar contra algo.
Trabalha geralmente com a cor preta.
Procura lugares inusitados e difíceis de pintar.
É utilizado para competir e demarcar territórios.


Mesmo bonito, grafite não agrada a todos


Apesar de ainda possuir características da pichação, o grafite ocupa cada vez mais seu espaço como arte. Paralelamente, a crescente moda esbarra em pessoas que relutam em não simpatizar com a obra. Por mais belos que possam ser os desenhos, sempre terá alguém que não os aceite, e aí, se estabelece uma imensa e polêmica discussão. Quem pode definir o que é arte? Como ganhar dinheiro apenas com o grafite?

Dilma B. R. Juliano é mestra em literatura brasileira e doutora em teoria literária, trabalha como coordenadora dos programas de Gerenciamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina- Unisul. Sua carreira profissional lhe permitiu estar em contato diário com a arte, sob suas várias formas.

UC: Quem pode ser crítico de arte? Existe alguma formação específica?

DJ: Não existe formação específica. Existem graduações acadêmicas que facilitariam o absorvimento de um conhecimento que te leve a ser crítico de arte, mas que não, necessariamente, você o precise ter para ser considerado como tal. Qualquer pessoa, independente de formação acadêmica, pode tornar-se crítico de arte, publicando artigos.

UC: Um blog permite a qualquer um moldar-se como um crítico de arte?

DJ: Sim, a pessoa pode começar postando textos a respeito de determinado conteúdo e, com o passar do tempo, ser respeitada pelo que escreve, tornando-se crítico de arte.

UC: É muito difícil os grafiteiros ganharem a vida apenas pintando na rua. Existem instâncias de valorizações de suas obras, como expor em galerias?

DJ: Em se falando não só do grafite, como de arte num modo geral, expor no eixo Rio-São Paulo faz com que suas obras valorizem bastante. Digamos que todo artista que quer um reconhecimento nacional precisa passar pelo Masp para atingir sua meta.

UC: Quem são os melhores artistas do grafite brasileiro?

DJ: É difícil dizer quem são os melhores artistas, mas diria que gosto bastante dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. Ali vejo poesia.